sábado, 11 de julho de 2015

Post#47 Vertentes do Rock - Flower Power

Bom dia Galera..
Continuando o papo sobre as vertentes do rock. Hoje vamos falar da talvez mais controversa o Flower Power ou mais conhecido como Hippie, deu início em meados dos anos 60 um pouco antes da Beatlemania.



O movimento hippie foi um comportamento coletivo de contracultura dos anos 60.
Embora tendo uma relativa queda de popularidade nos anos 1970 nos Estados Unidos, o movimento apenas ganhou mais força em países como o Brasil somente a partir dessa década.
Uma das frases associadas a este movimento foi a célebre máxima "paz e amor" (em inglês, "peace and love"),
que precedeu a expressão "ban the bomb" ("proíbam a bomba"), a qual criticava o uso de armas nucleares.


 As questões ambientais, a prática de nudismo e a emancipação sexual eram ideias respeitadas recorrentemente por estas comunidades.

O termo derivou da palavra em inglês hipster, que designava as pessoas nos Estados Unidos que se envolviam com a cultura negra.

Como grupo, os hippies tendem a viver em comunidades coletivistas ou de forma nômade, vivendo e produzindo independentemente dos mercados formais.
Usam cabelos e barbas mais compridos do que era considerado "elegante" na época do seu surgimento.
Muita gente não associada à contracultura considerava os cabelos compridos uma ofensa, em parte por causa da atitude iconoclasta dos hippies, às vezes por acharem "anti-higiênicos" ou os considerarem "coisa de mulher".
 Foi quando a peça musical Hair saiu do circuito chamado off-Broadway para um grande teatro da Broadway em 1968 que a contracultura hippie se massificou.










O estilo hippie é muito peculiar, roupas largas e coloridas, tecidos finos e confortáveis, algumas mulheres não usavam roupas intimas tudo por se acreditar e pregar a liberdade como modo de vida. 
Hoje em dia se tem várias referencias á moda Flower Power, recentemente as estampas floridas foram uma grande tendência. as Batas e calças de boca larga também sempre são muito usadas até os dias de Hoje. 

Na Musica é que está vertente se torna controversa, pois apesar de ser oposta a sociedade eles ainda faziam parte do cenário de Rock que era a grande febre da época. O maior percursor do Gênero foi o mestre Jimi Hendrix, os Beatles surgiram quase na mesma época, porém o lado hippie nunca foi evidenciado além da cultura Britânica. 



Paz e Amor !!! 

Até o Próx Post <3
Abraço ... 



Nenhum comentário:

Postar um comentário